quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Ama ao teu próximo????

Eu tenho ligado a TV nos últimos dias e só tenho visto noticias sobre as enchentes em Santa Catarina. Olha, fiquei perplexa com o poder da natureza. Mas não vim aqui para questioná-la, e sim questionar aos homens. Não tenho dúvidas da gravidade dos fatos, da tristeza das famílias que perderam tudo inclusive as pessoas que amavam. Mas o que me impressiona e a capacidade dos veículos de comunicação se mobilizar de maneira tão maciça em prol das vitimas desta tragédia. Ai eu me questiono. Santa Catarina e um estado que tem um dos IDHs mais alto do país certo?E ai vem um canal de TV e mobiliza seus protagonistas a doarem partes dos seus salários e aos telespectadores a doarem dinheiro também. Porque esta mesma emissora não tem este mesmo tipo de atitude com relação às cidades nordestinas que tem índices de pobreza e fome semelhantes aos da África o ano todo? Seria o excesso de água (Santa Catarina) pior que a falta dela (Nordeste). Porque ninguém se mobiliza desta mesma forma em prol do nordeste?Não sei... Mas então eu fico questionando. O que adianta eu mandar minha comida pro Sul sabendo que o meu vizinho do lado não tem o que comer. A solidariedade (que eu conheço) pode ser feita de pequenos gestos a pessoas que muitas vezes estão próximas.

2 comentários:

teste disse...

Oi.. Legal o texto.

Acredito que qualquer tipo solidariedade é bem vinda. Se fosse a cidade de Campo Formoso na Bahia, quero acreditar que a mobilização seria a mesma.

Entendo que as emissoras de TV são EMPRESAS PRIVADAS visando o LUCRO. A programação é feita para prender o telespectador, a audiência aumenta e consequentemente os valores contratuais de anunciantes.

Como toda empresa o resultado deve ser o lucro - (não dá para pagar a estrutura de funcionários com alimentos não perecíveis). Ética e bom senso nem sempre são utilizados - como qualquer outra Multinacional que "consumimos" sem questionar nada (vide casos absurdos das gigantes Google e Coca-Cola).

Não existirá Che Guevara contemporâneo, ou Geraldo Vandré do século 21. Se não gosta não assista. O Lucro é a salvação da humanidade.

Luana Borges disse...

Bom, eu sou extremamente pessimista em relação a esse tipo de "shownalismo".

Isso porque não há salvação para os meios de comunicação de massa que transformam as tragédias alheias em um reality show ridículo, bem montado e bem articulado... Fazem com que os desastres, os massacres, a fome tenham um fim tão bem articulado que depois possam terminar em grandes produções cinematográfica...

A cortina está armada e os palhaços estão no picadeiro, o circo está pegando fogo, mas, na hora que o circo pegar fogo eu quero saber quem vai sair por último pra poder apagar a luz...