quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

mim qué tocá

Ter uma banda é a coisa mais legal do mundo. É como naquele clipe do REM em que o Michael Stipe é levado na galera, qual era mesmo a música?... Drive... acho que era essa. Estamos ali e de repente somos todos amigos. Todos reagindo a algo comum. Por alguns momentos a gente para de olhar pro próprio umbigo e se liga no que ta acontecendo a nossa volta e se emociona e canta junto, com gente que a gente não conhece, e não tem nojo do suor dos outros misturado com o seu. Você transforma um lance seu em algo de todos. Mergulhar na platéia representa isso. Isso é o que importa.
O led foi uma banda de verdade um dia e nesse tempo os caras não curtiam filmar os shows não, nem esse lance de clipe. Da pra entender...o que o rock teve de melhor sempre foi a espontaneidade e a energia que ele detonava nas pessoas. Não é atoa que foi a trilha sonora da contra cultura da qual o led e outras bandas da década de setenta faziam parte. Eu gosto de assistir dvds de shows, tenho um monte deles, mas não é a mesma coisa.
No livro de Abílio Machado, a televisão levada a sério, ele diz algo bastante interessante. Pra ele a musica sempre foi associada a imagem, disse que uma coisa meio que complementa a outra. Isso meio que resolveu um conflito meu sabe...eu sempre achei que a tv, mais especialmente o clipe, meio que estragavam a musica a medida que ia fornecendo uma narrativa que reduzia o caráter subjetivo reflexivo da musica. Pelo o que eu li la a coisa não é bem por ai.
É verdade sim que o clipe é usado em larga escala pra fins meramente mercadológicos e os programas de tv nada mais são, na maioria das vezes, do que vitrines para produtos culturais ( ou de outra natureza qualquer). Contudo a imagem pode complementar a musica e amplificar a subjetividade e a reflexão. O conflito? Ah é que mesmo achando q a imagem detona a musica eu só me interessei por ela por causa da tv. Mais precisamente a M tv.
Isso é justificável, pensa bem. Quando filmam os shows que passam na mtv o câmera ta sempre em lugares estratégicos. Os caras que tão tocando estão em lugares estratégicos. Você em casa também. Por mais louco que seja o seu sistema de som você nunca viu um show se não foi em nenhum.
Aposto que muita gente ficou desapontada com os shows da madona, por q no show não da pra reproduzir o que rola nos clipes. Ela bem que tenta mas não da. Ai dale telão e shows de luz. Se for pra ver no telão por que não vê em casa?
O seu Abílio ta certo, mas a tv é um meio de comunicação em massa que não favorece aquilo pelo qual o led primava e que ficou tão bem representado no clipe do REM... eu sei o que você esta pensando: que o clipe do REM é prova de que o clipe pode amplificar a reflexão da canção, de fato isso é verdade, mas num show de rock se vai para sentir e não refletir. Então eu acho que a tv estraga o show e não a musica. Estragando o show ela estraga o rock, onde o que importa é o show. E estragando o rock, se abre espaço pra bandas com sites legais, visual bacana, conceeeito... mas musica que é bom... necasss.
É como o Roger diz, “a gente so queria tocar e não sabia fazer propaganda, agora a galera so quer fazer propaganda sem saber tocar”.

Nenhum comentário: