quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Valor

Tudo aquilo que apertamos demais escapa pelos dedos. Isso acontece a todo o momento em nossas vidas. Agente não consegue conter a vontade de ter o controle absoluto sobre as coisas e as pessoas. Eu andei pensando e alguns valores que mexem demais com as pessoas neste sentido. Ai lembrei-me dela “A Fidelidade”, e um valor muito cobrado, mas poucos conhecem a diversidade do seu significado.
Fidelidade (do latim fidelitas pelo latim vulgar fidelitate) é o atributo ou a qualidade de quem ou do que é fiel (do latim fidelis), para significar quem ou o que conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que mantém-se fiel à referência. Fidelidade implica confiança e vice-versa, e essa relação de implicação mútua aplica-se quer entre dois indivíduos, quer entre determinado sujeito e o objeto sob sua consideração, que, a seu turno, também pode ser abstrato ou concreto. Essa co-significação originária mostra-se plena quando se tratam de dois sujeitos, ambos com capacidade ativa, pois, nesse caso se pode invocar o correlato a confiança (do latim cum, "com" e fides, "fé").
O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa define Fidelidade como:
Substantivo feminino. Qualidade de fiel; lealdade. Constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos; perseverança. Observância rigorosa da verdade; exatidão. Fís. Propriedade duma balança que assume sempre a mesma posição quando solicitada pelas mesmas forças. Fís. Propriedade dum sistema acústico capaz de reproduzir sons de todas as freqüências presentes num sinal original, respeitando as relações de intensidade.
As raízes históricas da Fidelidade são originárias de uma conotação religiosa(atualmente ainda válida), mas não exclusiva. É comumente aplicada tanto a pessoas quanto a outros entes, animados e inanimados, concretos, abstratos ou mesmo imaginários, desde que observado o seu núcleo de significação, "ser ou permanecer conforme as características originais". Nesse sentido, pode-se dizer que se assemelha à idéia de invariância, embora não seja necessariamente o mesmo significado.
O termo Fidelidade pode ser empregado para se referir a qualquer uma das áreas ou dos assuntos a seguir:
Fidelidade conjugal é a manifestação da Fidelidade no domínio de uma relação conjugal — qualquer que seja a sua natureza em figuras ou em papéis de gênero — que pode ser recíproca, mutuamente acordada e assentida, ou unilateral, acordada ou não. Implica necessariamente mútua confiança, aceita esta e considerada como a base da estabilidade relacional. Sem dúvida, existe um equívoco generalizado no identificar Fidelidade com sexualidade. Conquanto possa envolver também o aspecto sexualidade relacional, que é o mais usual, não se pode se prende e ele exclusivamente.
Fidelidade cultural é o atributo, que implica manutenção de padrões ou referências no âmbito de uma dada cultura, a determinadas idéias, conquanto a manutenção possa sofrer transformações sob o influxo da dinâmica cultural. A Fidelidade, na tecnologia e nas comunicações eletrônicas, pode se designar a qualidade dos sons ou imagens. Assim, fala-se em aparelho de som de alta Fidelidade (do inglês High Fidelity, abreviado como Hi-Fi), onde a "Fidelidade" estaria se referindo à busca por um som tão igual ou semelhante ao original quanto possível. De modo semelhante, pode-se descrever uma imagem como sendo de alta Fidelidade. Já a Fidelidade de escrita e tradução é a propriedade que consiste em manter ou preservar as características originais de um escrito, texto ou obra, quer no aspecto puramente gráfico, quer no aspecto puramente ideológico, ou em ambos os aspectos.
A Fidelidade estática é a propriedade das balanças que assumem sempre a mesma posição quando solicitadas pelas mesmas forças. Fidelidade, na teoria de informação quântica, se refere à fidelidade dos estados quânticos.O termo Fidelidade tem significado análogo ao aplicado em eletrônica, sendo mensurável por meio de indicadores digitais, e reflete a medida da integridade de dados e informações, no sentido de conformidade com o original. E a Fidelidade de mercado é o vínculo que prende o cliente ao provedor (fornecedor, vendedor etc.), durante determinado tempo, segundo bem definidas cláusulas e condições contratuais, usualmente em benefício unilateral do provedor. Pode se referir também à técnica de mercado, em promoção de vendas, que visa assegurar a permanência do cliente sob uma relação contratual durante certo período.
A Fidelidade na música pode ser a qualidade de manutenção ou preservação das características originais de determinada obra ou peça no todo, ou até mesmo de elemento mínimo seu integrante, ou a propriedade ou qualidade de um instrumento musical em se manter conforme as suas características originais ou sua perfeita e exata afinação. Fidelidade política é o atributo ou qualidade que determina um vínculo entre a filiado e partido político, entre partidos, no interesse mútuo, ou entre eleitor e candidato. Fidelidade, em Química, emprega-se conotativamente para significar afinidade, quer seja em termos de eletronegatividades, quer de solubilidades seletivas, quer de decaimento ou transmutação radioativos, entre outros.
E por último a Fidelidade religiosa é tanto a qualidade de permanência do fiel em relação à sua base doutrinária, quanto à permanência de um comportamento ou conduta em conformidade com o prescrito. Nesse sentido, o seu antônimo poderia ser lato sensu, adultério ou idolatria.
E ai você anda praticando a fidelidade?????

Nenhum comentário: